quarta-feira, 2 de julho de 2014

Início da Maçonaria

A origem da maçonaria é um mistério até para os maçons, não se sabe ao certo como foi criada e iniciada.

Uma das teorias diz que ela surgiu há cerca de 3 mil anos, durante a construção do Templo de Salomão, em Jerusalém. O rei israelita teria recrutado o arquiteto Hiram Abiff, mestre na arte de talhar pedras, que ensinava os mistérios do ofício apenas a pedreiros escolhidos a dedo. 
Ali existiam 3 outros artesãos que queriam aquele segredo, e durante o almoço de Hiram criaram uma emboscada, os 3 se esconderam minuciosamente e durante a caminhada de Hiram o primeiro apareceu pedindo as tais "palavras secretas", Hiram por sua vez respondeu "Quando o templo estiver completo, direi a palavra secreta", pois a palavra é dada em troca de uma conquista, quando um maçom se mostra ser um bom aprendiz e artesão recebe a palavra do Mestre Maçon, o homem por sua vez furioso cortou a garganta de Hiram com uma pedra afiada, ainda vivo hiram continuou caminhando até a saída e outro homem o surpreendeu exigindo também a tal palavra secreta, Hiram negou e o homem feriou-o com um esquadro de pedreiro.Hiram rastejou até a saída ainda, ouvindo a mesma exigênciado terceiro homem, mas uma vez recusou, assim recebendo um golpe mortal... Hiram se tornou símbolo da Maçonaria



 
           (Pedra)                                                                              (Esquadro)
(martelo)
Possíveis armas usadas no assassinato de Hiram.
A franco-maçonaria, diz que ela foi criada na idade media, na Europa, onde os pedreiros eram símbolo de inteligência, porque sabiam fazer que pequenas pedras, transformarem-se em gigantes palácios, sendo assim eram os únicos naquela época que tinham total liberdade para transitar, pois a construção com pedras sempre foi considerado um Dom Divino, grandes prédios que na época eram palácios, eram criadas partir da geometria, onde originava-se da Astronomia, que estudava o céu, a morada dos deuses ou de um Deus.
 
(Pedreiros durante as construções de palácios)
Quando um novato chegava naquela época para o trabalho, passava por um teste, cumprimentaria o mestre com um aperto de mão, pois a cada nível hierárquico se tinha um aperto diferente, mostrando tais conhecimentos e seu "ranking", a sociedade franco-maçom iria adotar aquele sistema de cumprimento.
 
Aqui um vídeo de alguns dos principais cumprimentos e explicações.
 Em janeiro de 1717 foi criado a primeira loja maçonica, onde se criaram regras e grande parte do conhecimento maçon.
A Maçonaria Universal, regular ou tradicional, é a que professa pela via sagrada, independentemente do seu credo religioso, trabalha na sua Loja sob a invocação do Grande Arquitecto do Universo, sobre os livros sagrados, o esquadro e o compasso. A necessária presença de mais do que um livro sagrado no altar de juramento, reflecte exactamente o espírito tolerante da maçonaria universal e regular. Grande Arquiteto do Universo se refere ao principal Planejador de tudo que existe, independente de uma crença ou religião específica.
Assim, 'Grande Arquiteto do Universo' ou 'G.A.D.U.' é uma designação maçônica para uma força superior, planejadora de tudo o que existe. Com esta abordagem, não se faz referência a uma ou outra religião ou crença, permitindo que maçons muçulmanos, católicos, espíritas e outros, por exemplo, se reúnam numa mesma loja maçônica. Para um maçom de origem católica, por exemplo, G.A.D.U. o remete a Deus, enquanto que para um muçulmano se referiria a Alah. Assim as reuniões em loja podem congregar irmãos de diversas crenças, sem invadir ou questionar seus conteúdos.
Pois nas lojas maçônicas independente de crença, raça, cor, dentro da loja todos temo mesmo nível, são tratados de mesma forma.
Os maçons escolhiam seus lideres, e assim criando uma grande repercussão. Também ampliaram a historia de Hiram, e criaram uma extensa linguagem de símbolos, com o fim de aperfeiçoar o caráter individual e melhorar a sociedade.
Existem tantos símbolos que é difícil nomear o principal.

[esq+e+comp+-+Maçonaria.png] 
O simbolo da maçonaria, remete a dois instrumentos geométricos, ambos são ferramentas do arquitecto e utilizados em rituais maçónicos como emblemas simbólicos para ensinar as lições.
O esquadro nos diz para medir as ações pelo esquadro da virtude
O compasso nos manda circunscrever as paixões 
A letra G é "geometria" ou de "God" Deus, fundamental para os franco-maçons, a letra G se refere ao ser supremo, o Grande Arquiteto do universo
 
A maçonaria não é tão secreta assim, em vários países, inclusive no Brasil, todo mundo sabe onde ficam as lojas maçônicas e quem são seus membros. Maçons publicam revistas e divulgam suas ideias em sites da internet. E, se antes mantinham seus templos imersos numa aura de mistério, hoje permitem visitas.
  A julgar por iniciativas desse tipo, parece que a organização nunca foi tão aberta como hoje. Será que o grande segredo da maçonaria é não ter segredo algum, como dizem alguns irmãos? Pode ser. Mas o certo é que eles ainda mantêm sessões a portas fechadas.

Conteúdo retirado do Wikipédia 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria

E do Super Interessante

http://super.abril.com.br/cultura/decifrando-maconaria-626348.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário