Na Grécia Antiga a mais de 3.000 anos é dito que existiu Deuses e muitos Heróis , vários tipos de Deuses, intuído assim como a Mitologia.
A palavra "mito" significa algo que seja real ou falso, "logia" significa estudo, assim a junção de Mitologia, seria um estudo sobre os mitos gregos, ou seja aquilo que fez parte da cultura Grega.
Para entender bem sobre Mito e Religião, a Mitologia é aquilo que os povos criaram para adorar "Ficticiamente" e imaginado pelos poetas, já a Religião adota o Deus para ser adorado e venerado, fazendo assim rituais para que possa ter um vinculo com tal espiritualidade.
A mitologia grega é conhecida nos dias de hoje através da literatura grega e de expressões artísticas visuais como a cerâmica grega que datam do Período Geométrico em diante.
Historia
A mitologia grega era assunto principal nas aprendizagens das crianças
da Grécia Antiga, como meio de orientá-las no entendimento de fenômenos
naturais e em outros acontecimentos que ocorriam sem o intermédio dos
homens. Os gregos antigos atribuíam a cada fenômeno natural uma criatura ou um deus diferente.
Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam
explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e
figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e
centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler
os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos.
A pitonisa,
espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos
a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam
acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava
explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era
condição fundamental para atingir bons resultados na vida material.
Um dos fatores de evolução da mitologia grega foi a grande transformação que ela experimentou através dos tempos, e tal transformação serviu para enriquecer sua própria cultura. Os primeiros habitantes da Península Balcânica, em grande parte agricultores, atribuíam a cada aspecto da natureza um espírito. Finalmente, estes espíritos vagos assumiram a forma humana e entraram na mitologia local como deuses e deusas.
Após a metade do período arcaico, que possuía mitos sobre as relações entre homens e deuses masculinos, os heróis tornaram-se cada vez mais aclamados, indicando o desenvolvimento paralelo da pederastia pedagógica, que pensa-se ter sido introduzido por volta de 630 a.C. Nos finais do século V a.C, os poetas haviam atribuído pelo menos um eromenos a todos os deuses importantes, exceto Ares e outras figuras lendárias. Outros mitos anteriormente existentes, como o de Aquiles e o de Pátroclo, foram reinterpretadas como mitologia homossexual. O sentido da poesia épica foi criar ciclos históricos, e resultar num desenvolvimento de um senso da cronologia mitológica; assim, a mitologia grega desdobra-se como uma etapa no desenvolvimento do mundo e do homem.
A história mitológica do mundo pode ser dividida em 3 ou 4 grandes períodos:
Além de ser o mais famoso, o relato mais coerente e mais bem estruturado sobre o começo das coisas, a Teogonia de Hesíodo também é visto como didático, onde tudo se inicia com o Caos: o vazio primitivo e escuro que precede toda a existência. Dele, surge Gaia (a Terra), e outros seres divinos primordiais: Eros (atração amorosa), Tártaro (escuridão primeva) e Érebo. Sem intermédio masculino, Gaia deu à luz Urano, que então a fertilizou. Dessa união entre Gaia e Urano, nasceram primeiramente os Titãs: seis homens e seis mulheres (Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Teia (mitologia) e Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Tétis e Cronos); e logo os Ciclopes de um só olho e os Hecatônquiros (ou Centimanos).
Contudo, Urano, embora tenha gerado estas divindades poderosas, não as permitiu de sair do interior de Gaia e elas permaneceram obedientes ao pai. Somente Cronos, "o mais jovem, de pensamentos tortuosos e o mais terrível dos filhos", castrou o seu pai–com uma foice produzida das entranhas da mãe Gaia–e lançou seus genitais no mar, libertando, assim, todos os irmãos presos no interior da mãe. A situação final foi que Urano não procriou novamente, mas o esperma que caiu de seus genitais cortados produziu a deusa Afrodite, saída de uma espuma da água, ao mesmo tempo que o sangue de sua ferida gerou as Ninfas Melíades, as Erínias e os Gigantes, quando atingiu a terra. Sem a interferência do pai, Cronos tornou-se o rei dos titãs com sua irmã e esposa Reia como cônjuge e os outros Titãs como sua corte.
Um dos fatores de evolução da mitologia grega foi a grande transformação que ela experimentou através dos tempos, e tal transformação serviu para enriquecer sua própria cultura. Os primeiros habitantes da Península Balcânica, em grande parte agricultores, atribuíam a cada aspecto da natureza um espírito. Finalmente, estes espíritos vagos assumiram a forma humana e entraram na mitologia local como deuses e deusas.
Após a metade do período arcaico, que possuía mitos sobre as relações entre homens e deuses masculinos, os heróis tornaram-se cada vez mais aclamados, indicando o desenvolvimento paralelo da pederastia pedagógica, que pensa-se ter sido introduzido por volta de 630 a.C. Nos finais do século V a.C, os poetas haviam atribuído pelo menos um eromenos a todos os deuses importantes, exceto Ares e outras figuras lendárias. Outros mitos anteriormente existentes, como o de Aquiles e o de Pátroclo, foram reinterpretadas como mitologia homossexual. O sentido da poesia épica foi criar ciclos históricos, e resultar num desenvolvimento de um senso da cronologia mitológica; assim, a mitologia grega desdobra-se como uma etapa no desenvolvimento do mundo e do homem.
A história mitológica do mundo pode ser dividida em 3 ou 4 grandes períodos:
- 1. Mito da origem ou da era dos deuses: é a teogonia, o nascimento dos deuses, os mitos sobre a origem do planeta, dos deuses e da raça humana.
- 2. Era em que os homens e os deuses se mesclam livremente: histórias das primeiras interações entre deuses, semi-deuses e mortais juntos.
- 3. Era dos heróis (era heroica), onde a atividade divina ficou mais limitada. As últimas e maiores lendas heroicas são da Guerra de Troia e suas consequências (consideradas por alguns investigadores como um quarto período separado).
Criação da Mitologia
"Mitos de origem" ou "mitos de criação", na mitologia grega, são termos alusivos à intenção de fazer com que o universo torne-se compreensível e com que a origem do mundo seja explicada.
Além de ser o mais famoso, o relato mais coerente e mais bem estruturado sobre o começo das coisas, a Teogonia de Hesíodo também é visto como didático, onde tudo se inicia com o Caos: o vazio primitivo e escuro que precede toda a existência. Dele, surge Gaia (a Terra), e outros seres divinos primordiais: Eros (atração amorosa), Tártaro (escuridão primeva) e Érebo. Sem intermédio masculino, Gaia deu à luz Urano, que então a fertilizou. Dessa união entre Gaia e Urano, nasceram primeiramente os Titãs: seis homens e seis mulheres (Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Teia (mitologia) e Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Tétis e Cronos); e logo os Ciclopes de um só olho e os Hecatônquiros (ou Centimanos).
Contudo, Urano, embora tenha gerado estas divindades poderosas, não as permitiu de sair do interior de Gaia e elas permaneceram obedientes ao pai. Somente Cronos, "o mais jovem, de pensamentos tortuosos e o mais terrível dos filhos", castrou o seu pai–com uma foice produzida das entranhas da mãe Gaia–e lançou seus genitais no mar, libertando, assim, todos os irmãos presos no interior da mãe. A situação final foi que Urano não procriou novamente, mas o esperma que caiu de seus genitais cortados produziu a deusa Afrodite, saída de uma espuma da água, ao mesmo tempo que o sangue de sua ferida gerou as Ninfas Melíades, as Erínias e os Gigantes, quando atingiu a terra. Sem a interferência do pai, Cronos tornou-se o rei dos titãs com sua irmã e esposa Reia como cônjuge e os outros Titãs como sua corte.
Quando Cronos tomou o lugar de Urano, tornou-se tão perverso quanto o pai. Com sua irmã Reia, procriou os primeiros deuses olímpicos (Héstia, Deméter, Hera, Hades, Posidão e Zeus), mas logo os devorou enquanto nasciam, pelo medo de que um deles o destronasse. Mas Zeus, o filho mais novo, com a ajuda da mãe, conseguiu escapar do destino. A mãe, pegou uma pedra, enrolou-a em um tecido e deu a Cronos, que comeu-a, pensando que fosse Zeus. O filho travou uma guerra contra seu progenitor, cujo vencedor ganharia o trono dos deuses.
Ao final, com a força dos Cíclopes–a quem libertou do Tártaro–Zeus venceu e condenou Cronos e os outros Titãs na prisão do Tártaro, depois de obrigar o pai a vomitar seus irmãos.Para a mitologia clássica, depois dessa destituição dos Titãs, um novo panteão de deuses e deusas surgiu. Entre os principais deuses gregos estavam os olímpicos- cuja limitação de seu número para doze parece ter sido uma ideia moderna, e não antiga - que residiam no Olimpo abaixo dos olhos de Zeus.
Nesta fase, os olímpicos não eram os únicos deuses que os gregos adoravam: existiam uma variedade de divindades rupestres, como o deus-bode Pã, o deus da natureza e florestas, as ninfas— Náiades (que moravam nas nascentes), Dríades (espíritos das árvores) e as Nereidas (que habitavam o mar) —, deuses de rios, Sátiros, meio homem, meio bode, e outras divindades que residiam em florestas, bosques e mares. Além dessas criaturas, existiam no imaginário grego seres como as Erínias (ou Fúrias) (que habitavam o submundo), cuja função era perseguir os culpados de homicídio, má conduta familiar, heresia ou perjúrio.
A maioria dos deuses foram associados a aspectos específicos de suas vidas: Afrodite, por exemplo, era deusa do amor e da beleza, Ares era deus da guerra, Hades o deus da morte e do inferno, e Atena a deusa da sabedoria, guerra e da coragem.Certos deuses, como Apolo (deus do sol) e Dioníso (deus da festa e do vinho), apresentam personalidades complexas e mais de uma função, enquanto outros, como Héstia e Hélio, revelam pequenas personificações. Os templos gregos mais impressionantes tendiam a estar dedicados a um número limitado de deuses, que foram o centro de grandes cultos panhelênicos. De maneira interessante, muitas regiões dedicavam seus cultos a deuses menos conhecidos e muitas cidades também honravam os deuses mais conhecidos com ritos locais característicos e lhes associavam mitos desconhecidos em outros lugares.
Deuses e Deusas Gregas
Zeus
O deus supremo do mundo, o deus por
excelência. Presidia aos fenômenos atmosféricos, recolhia e dispersava
as nuvens, comandava as tempestades, criava os relâmpagos e o trovão e
lançava a chuva com sua poderosa mão direita, à sua vontade, o raio
destruidor; por outro lado mandava chuva benéfica para fecundar a terra e
amadurecer os frutos. Chamado de o pai dos deuses, por que tinha
autoridade sobre todos os deuses, dos quais era o chefe reconhecido por
todos. Tinha o supremo governo do mundo e zelava pela ordem e da
harmonia que reinava nas coisas.
Hera
Mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera é a deusa do matrimônio, do
parto e da família. Extremamente ciumenta, é vingativa com as amantes do
marido e com os filhos de Zeus que elas geram. Íris, a deusa do
arco-íris, era a servente e mensageira de Hera, e o pavão, a sua ave
favorita. Para os gregos, Hera e Zeus simbolizam a união homem e mulher.
Posêidon
O irmão mais velho de Zeus e Hades é Posêidon, o deus do oceano. Morava
em seu palácio no fundo do mar, junto a sua esposa Anfitrite. Com um
movimento de seu tridente, causa terremotos e tsunamis – por isso os
navegantes sempre rezavam para esse deus pedindo águas tranquilas e que
lhes protegessem dos “monstros marinhos” (que eram as baleias). Posêidon
vive procurando aumentar seus domínios em diferentes áreas da Grécia.Posêidon
Atena
É a deusa da sabedoria, imbatível na
guerra, nem mesmo Ares lhe era páreo, pois, enquanto este só prezava a
guerra violenta e sanguinária, Atena era extremamente estratégica. Filha
de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Quando Zeus recebeu a
notícia de que Métis estava grávida, ficou com medo de que seu filho o
destronasse, como aconteceu com seu pai e seu avô. Carrega uma lança e
um escudo chamado Égide e seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja.
Ares
Ares
O terrível deus da guerra é outro filho
de Zeus e Hera. Representado como um homem forte e de caráter violento,
ele tinha o prazer em apreciar a dor alheia e, no campo de batalha, pode
matar um mortal apenas com seu grito de guerra! Quando estão perto
dele, as pessoas sentem raiva e vontade de bater uma nas outras. Pai de
vários heróis – humanos que são protegidos ou filhos de deuses -, Ares
ainda se tornou um dos amantes de Afrodite.
Deméter
Deméter
Filha de Cronos e Réia, era a deusa das plantas, da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. De seu romance
de trágico desfecho com Iásion, Deméter teve um filho chamado Pluto,
que posteriormente tornou-se a personificação da riqueza e da
abundância. Iásion morreu atingido por um raio fulminante enviado pelo
enciumado Zeus ao surpreender juntos os dois amantes. De sua união com
sei irmão Zeus nasceu Core que, raptada por Hades, tornou-se Perséfone, a
rainha dos mortos.
Apolo
Apolo era o deus da luz e do sol, na
verdade, os gregos acreditavam que ele era o próprio sol, conduzindo a
sua carruagem dourada e resplandecente no céu, para chegar, à noite, ao
oceano onde os seus cavalos se banham, enquanto a noite prevalece. Por
isso era chamado também de Febo (brilhante). Seus cabelos eram louros e
seus olhos claros como o dia. Também era o deus da música, poesia e da arte de atirar com o arco.
Artemis
Ártemis se tornou a deusa da vida
selvagem e da caça. Seus cabelos eram negros e tinha olhos escuros, ao
contrário de Apolo, ela era a deusa da noite enluarada. Como era uma
caçadora, desprezava a companhia de homens, prometendo ser eternamente
virgem. Possuia um arco e flecha como os de Apolo, só que prateados.
Apesar de portar o arco, a deusa é protetora dos animais.
Hefesto
Também filho de Zeus e Hera, Hefesto era
o arquiteto, o forjador, construtor de todas as obras do Olimpo. Foi
ele que, com a ajuda dos Ciclopes, forjou o raio de seu pai Zeus e os
gregos antigos acreditavam que as erupções vulcânicas eram causadas por
este deus, que forjava no interior das montanhas. Hefesto nasceu tão
feio que foi jogado pela mãe, Hera, – a despeito de ela ser a deusa da
família – do alto do monte Olimpo.
Afrodite
Deusa do amor, da beleza e do sexo,
Afrodite é a mais bela das deusas. Ela nasceu quando Cronos cortou os
testículos de Urano e arremessou-os no mar. Da espuma que surgiu na
água, ergueu-se a virgem Afrodite. Sua presença causou tumulto no
Olimpo, pois os deuses começaram a brigar para conquistá-la, inclusive
Zeus. Temendo que o ciúme pusesse fim à paz que reinava entre eles, Zeus
a casou com Hefesto, o mais decidido e tranquilo dos deuses, e também
como forma de agradecê-lo por ter forjado os raios.
Hermes
Filho de Zeus com a deusa Maia, Hermes
era esperto e rápido e estava sempre a serviço de Zeus. Ele era o
mensageiro dos deuses e também conduzia a alma dos mortos até o submundo
de Hades. Protetor dos viajantes, comerciantes, dos ladrões e
trapaceiros, em suma, de tudo que requer habilidade e astúcia.
Representado como um homem de sandálias e capacete com asas e também
portando em uma das mãos o caduceu, uma vara com duas serpentes
entrelaçadas.
Dionisio
Dionísio, o deus do vinho, das farras e
da loucura, era filho de Zeus e Sêmele, princesa tebana, filha de Cadmo e
Harmonia. Sêmele, instigada por Hera, rogou a Zeus que a ela se
apresentasse em todo seu esplendor. O deus a preveniu de que seria
impossível a qualquer mortal resistir a tal visão. Sêmele, que se
encontrava grávida na ocasião, não resistiu e caiu fulminada por raios e
trovões. Zeus, com o auxílio de Hefesto, retirou-lhe o filho do ventre e
o costurou à sua coxa de onde, passado o tempo de gestação, saiu Dionísio.
Os artigos,
dados, notas, reportagens e matérias aqui
transcritos, são frutos de livre pesquisa na
internet, respeitando-se os direitos de seus
autores, assim como todo o material fotográfico
exposto, não representando necessariamente a opinião
do Editor desta Publicação e/ou seus parceiros
comerciais, assim como não se estabelece nenhum
vínculo empregatício com os mesmos. Dados como
curiosidade e fotos meramente ilustrativas.
Não temos nenhuma intenção de realizar qualquer tipo
de apologia, apenas narramos fatos históricos e de
domínio público.
Conteúdo retirado:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega#Hist.C3.B3ria
http://www.historiadigital.org/curiosidades/12-deuses-do-olimpo-na-mitologia-grega/
Conteúdo retirado:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega#Hist.C3.B3ria
http://www.historiadigital.org/curiosidades/12-deuses-do-olimpo-na-mitologia-grega/
Nenhum comentário:
Postar um comentário