sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Guy Fawkes


Guy Fawkes foi um conspirador que pretendia restaurar o poder da Igreja Católica na Inglaterra, no ano de 1605. Ele fazia parte de um grupo que queria matar o rei protestante Jaime I e todos os parlamentares ingleses explodindo o parlamento britânico (assim como o personagem V, dos quadrinhos). 
A intenção era colocar 36 barris de pólvora no subsolo do prédio. Fawkes foi pego cuidando do material e foi o primeiro dos conspiradores presos. O caso, conhecido como "conspiração da pólvora" gerou uma manifestação folclórica no país. Até hoje a Inglaterra é um país protestante e no dia 5 de novembro bonecos de Fawkes são queimados e agredidos em praça pública (algo similar à Malhação de Judas, na Semana Santa).



A máscara – usada pelo grupo hacker Anonymous em protestos dentro e fora da internet – é uma referência a Guy Fawkes, um famoso conspirador inglês, a máscara é símbolo da revolta contra o governo e também da anonimato (representado pela máscara que usa as feições de Guy Fawkes) Ou seja, usar a máscara e ser contra a violência, é um contrassenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário