quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Tribos Urbanas - Hippies


Os hippies fizeram, sem dúvida, parte da História. Adotaram um modo de vida que contestou muitas autoridades da época em que surgiu, e até hoje faz-nos ver o mundo de uma forma diferente da que a tecnologia nos obriga a assimilar. Sem essa tribo urbana, muitas pessoas não teriam conseguido ultrapassar períodos sombrios das suas vidas.



Origem


O termo hippie derivou da palavra “HIPSTER” em inglês, que nos Estados Unidos designava pessoas que se envolviam com a cultura negra. Este termo foi utilizado pela primeira vez em 1965, num artigo de um jornal de São Francisco nos EUA.

Os hippies eram parte do que se convencionou chamar de movimento de contracultura dos anos 60, nascido nos EUA, esse movimento surge como a própria negação da sociedade de consumo e da educação tradicional que denunciava as contradições da sociedade capitalista em seus diversos níveis de relações. No início era um movimento estudantil que contestava as injustiças sociais tais como o racismo, a pobreza, a inferioridade dos direitos das mulheres, ou seja, estavam em desacordo com os valores tradicionais das classes sociais americanas.





Ideologia



Defendem o amor livre e a não-violência. São sempre muito pacíficos e defendem as duas ideias com muita paz e harmonia. Por vezes gostam de tocar músicas em casas de amigos ou em festas ao ar livre. Pregam o amor livre sem distinções, a liberdade e a não-violência, lutam pelo prazer livre, seja ele qual for. Demonstram pouco interesse pela política. Já fizeram várias manifestações contra a Guerra do Vietname e contra as ideias adaptados por civilizações inteiras. São pacifistas. Não ligam muito a tecnologia; preferem estar rodeados pela natureza.



O estilo hippie condiz, logicamente, com a sua personalidade calma e relaxante. As cores que usam no seu vestuário são sempre harmoniosas e remete-nos para as mais lindas paisagens e as mais primitivas formas de vida.



Os hippies usam roupas com cores da natureza e cheias de pinturas, e alguns estilos comuns, tais como: calças à boca de sino, camisas bastante coloridas, roupas de inspirações indígenas, tatuagens, e também acessórios, cabelos e barbas mais compridos que o normal.


A nossa sociedade atual tem preconceito a tudo que foge aos seu conceito formulado de normalidade, no entanto, os hippies desde sempre conseguiram dar a volta a esse fator.

Os indivíduos pertencentes a esta tribo foram muitas vezes descriminados pelas suas ideologias que contrariavam as da população em geral, e também pelo aspecto descontraído e quase desleixado que possuíam.
Hoje em dia os hippies continuam com o seu estilo, e apesar de não recorrerem tanto aos seus antigos métodos, ainda continuam a lutar por “paz e amor”.



Fonte:

Conteúdo retirado do blog sobre tribos: http://tribosurbanas-ap.blogspot.com.br/2010/01/hippies.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário